quarta-feira, outubro 20, 2021

¿Meu gato lambe obsessivamente?

Há felinos que se enfeitam mais do que outros, mas a limpeza compulsiva pode esconder um problema de estresse, tédio, alergia e até cistite

Os gatos lambem para se manter limpos e liberar seu estresse. Mas, se eles se preparam demais, quando esse comportamento esconde um problema de saúde, estresse ou ambos? Um felino que se Lambe compulsivamente pode tornar-se careca no intestino, lombo e patas em consequência de uma alergia, da ansiedade e, inclusive, de um tédio felino insuportável. E como se sabe que o gato se Lambe de um modo obsessivo? O que esconde esse comportamento felino? O que pode ser feito para resolver esse problema? Este artigo aborda estas questões

Os felinos se lambem para se manter limpos e liberar seu estresse gatuno. No entanto, se eles são muito bem preparados, quando esse comportamento esconde um problema de saúde, estresse ou ambos? Um felino que se Lambe compulsivamente pode tornar-se careca no intestino, lombo e patas em consequência de uma alergia, da ansiedade e, inclusive, do tédio. Mas como saber que o gato lambe de forma obsessiva? O que esconde esse comportamento felino? O que pode ser feito para resolver esse problema? Abaixo estão todas as chaves.

¿O meu gato lambe demais?

Gato lambe
Gato lambe

Lamber e cuidar é um comportamento natural nos felinos. “Os gatos investem entre sete e doze horas por dia em cuidar e cuidar de sua higiene pessoal”, explica a veterinária especialista em felinos Pamela Perry, da Universidade de Cornell (EUA). O fato de um gato saudável gastar tantas horas em seu banheiro explica por que pode ser difícil detectar quando esse comportamento esconde algo mais. E é que, embora Lamber é uma prática natural, às vezes esse comportamento cruza a linha que a torna um sinal de que o animal tem um problema.
Um felino que se prepara compulsivamente pode causar lesões na pele, assim como carecas nas patas, lombo e na região do intestino que só ficam a descoberto quando se sepultam nas costas. Então,como saber quando um gato lambe o corpo demais? O que fazer quando o amigo de quatro patas é suspeito de se enfeitar compulsivamente? E quais problemas de saúde esse banheiro felino excessivo esconde?

¿Meu gato lambe muito, ele está doente?

A lambida excessiva em felinos pode esconder problemas médicos, psicológicos ou, em alguns casos, uma combinação de ambos. Um banheiro compulsivo não pode ser descartado devido a uma alergia. A coceira da pele justificaria então por que o gato lambe constantemente em uma tentativa pouco frutífera de aliviar esse desconforto. Uma visita urgente ao veterinário ajudará a descartar problemas de saúde, bem como a detectar a origem da alergia.
Mas não só isso. A lambida excessiva pode ser um sinal de que o companheiro de vida peludo sofre de cistite. “Um gato com cistite pode tentar Lamber o estômago e as patas na tentativa de reduzir a dor”, explicam os veterinários da Associação Gatos. O que fazer então? O felino que lambe compulsivamente sofre de cistite, se tiver problemas para urinar, dificilmente excreta líquido quando vai para a caixa de areia, chora de dor quando tenta fazer suas necessidades e, mesmo, sua urina aparece manchada de sangue. Neste caso, a visita ao médico felino é urgente.


Gatos que se lambem muito de tédio ou estresse

Um gato que lambe obsessivamente pode tentar dizer, sem palavras, que ele está estressado ou muito entediado. Um felino pode se preparar em uma tentativa de liberar seu estresse e tédio, de se sentir confortado. O problema é quando a fonte de estresse não desaparece e os lambidos são transformados em comportamentos repetidos compulsivamente. “Embora a maioria dos casos de grooming compulsivo em gatos seja inicialmente causada por um problema ou dor na pele, esse comportamento constante geralmente tem um componente de estresse felino que não podemos ignorar”, acrescentam os médicos da Associação Internacional de Cuidados com gatos.


O estresse do felino pode ser provocado por outro animal que vive em casa, uma mudança na colocação de móveis, uma mudança ou mesmo a chegada de um bebê em casa. O que pode ser feito para ajudar o amigo de quatro patas com problemas?


Em primeiro lugar, você tem que ter certeza de gatificar a habitação, ou seja, fornecer-lhe scratchers, móveis e espaços de abrigo que respeitem sua natureza felina. Uma torre em altura, que lhe permite observar com segurança através de uma janela fechada, prateleiras onde subir, raspadores e até mesmo uma simples caixa de papelão colocada no salão podem ajudá-lo.


Outras ideias? Quebra-cabeças de comida e dispensadores de bolinhas tornam a comida do gato mais estimulante. E não se esqueça de dedicar mimos, palavras carinhosas, carícias e o tempo de jogo diário que todos os felinos precisam de seus amados humanos!

Latest news
Related news
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here