quarta-feira, outubro 20, 2021

10 animais de estimação exóticos do Brasil

 Dicas para o seu cuidado em casa.

Adquirir animais de estimação exóticos tornou – se nos últimos anos uma coisa muito comum, mesmo se tornando cada vez mais frequente para pessoas ricas e famosas adotarem espécies tão raras. O Brasil é um dos países com grande biodiversidade de animais desconhecidos, embora ao mesmo tempo seja objeto da caça indiscriminada dos mesmos.

Por outro lado, se você não é tão de gatos, nem de cães, gosta dos riscos e do perigo ou procura outro tipo de companhia para este período de confinamento que se faz cada vez mais longo, convido-o a conhecer 10 exemplares da fauna Amazônica e como podemos cuidar delas em casa.

O Kinkaju.

É um mamífero noturno parente do guaxinim. A expectativa de vida é de 20 a 25 anos, eles medem entre 16 e 25 polegadas e o peso está acima de 7 libras. A reconhecida Paris Hilton colocou diante dos olhos do mundo uma espécie tão simpática, adotando uma.

Estes animais encantadores se alimentam de brotos, a polpa de frutas insetos, e eles adoram saborear o mel com sua longa língua. Mas em casa é pedido para alimentá-los com biscoitos para macacos e variedade de frutas tropicais. Evite morangos a que alguns são alérgicos.

É necessário que sua gaiola conte com tigelas de cerâmica para alimentos e água, lugar espaçoso com galhos, bordas e cordas para escalar assim o urso mel (como também o nomeam) se sentirá entretido. Ele deve socializar e brincar com ele, também fora da gaiola.

Capibara ou Capivara.

É considerado o maior roedor do mundo, pode pesar até 65 kg. tem semelhança com a cobaia, mas em proporção é maior. Embora sejam terrestres, passam muito tempo também na água, podem manter a respiração debaixo d’água até 5 minutos.

Eles não são agressivos e admitem o uso de trelas, se sentem bem como animais de estimação, são amigáveis e podem conviver com cães gatos ou pássaros. Eles são muito inteligentes, então treiná-los não custa muito trabalho.

Sua alimentação é composta de variedade de plantas, mas em cativeiro o feno de grama de alta qualidade é o ingrediente mais comum.

Ter uma piscina ou lagoa em casa que deve até ser aquecida no inverno, será vital para adotar este animal de estimação exótico, o espaço deve ser amplo com feno para ser alimentado ao seu gosto.

Jacaré preto ou azul

Este tipo de espécie predomina geralmente nas águas do Rio Amazonas. Sua cor é principalmente escura e mede de 3 a 6 m. Eles se alimentam de répteis, mamíferos e todos os animais que se encontram à espreita.

Apesar de sua alta perigosidade, sabe-se que há pessoas que mantêm animais de estimação exóticos como essa espécie, isso significa que eles precisam de condições de alimentação caras.

Para ter um jacaré como animal de estimação, um ambiente com iluminação clima e umidade apropriados deve ser criado. Bem como uma dieta de acordo com sua natureza.

Boa de cauda vermelha do Brasil

Pertence ao grupo das boas constritoras e embora tenha uma imagem chocante é válido destacar que não são venenosas. Alguns chegam a ter mais de 10 pés de comprimento, pesando 50 libras.

Desenvolvem-se em florestas húmidas, alimentando-se de ratos e coelhos, mas no caso de adquiri-las em criadouros como animais de estimação, procurar um lugar seguro com amplitude e paredes de vidro para a humidade é uma garantia. A temperatura deve estar quente entre 90 – 95º C.

Para maior conforto, você deve ter uma tigela grande com água, para que você possa banhar todo o seu corpo e como eles precisam descansar ou se esconder, caixas de madeira são recomendadas.

Tarântula branca do joelho

Esta espécie nativa também do Brasil, distingue-se de outros exemplares pelos cabelos brancos nas articulações que cercam suas pernas. Mede cerca de 8 cm e pode atingir até 20 cm de comprimento entre a primeira perna e a quarta perna do lado oposto.

Eles se alimentam de insetos e pequenos animais, como gafanhotos ou ratos. São animais que se mostram defensivas ante a ameaça, pelo que lançam pêlos urticantes que provocam grande irritação, cabe destacar que a mordida não é mortal para o ser humano.

Para cuidar deste animal de estimação em casa é aconselhável possuir um terrário com fundo para sua toca de fibra de coco de preferência, isso evitará a umidade, de modo que a temperatura não deve ser inferior a 26º C. Primordial manter muita água e a frequência de alimentação que não passa de 2 vezes por semana.

Piranhas

As piranhas do Rio Amazonas também são uma espécie rara, a aparição em filmes de Hollywood influenciou que fazem parte do lar de muitas pessoas. Deve-se pensar bem a ideia de adotá-las porque chegam a medir os 35 cm e não gostam de viver sozinhas.

Este animal carnívoro se alimenta de presas vivas, mas em cativeiro eles podem receber carne sem sal peixes menores ou vermes.

O aquário adequado para manter as piranhas em casa, deve ser grande pelo menos com 120 litros com uma temperatura entre os 22º e 24º C pode ser adornado com plantas aquáticas. Cuidar para não introduzir os dedos porque eles podem morder você tem que manter as crianças longe.

Arara azul e amarela

É arara deste tipo é uma espécie endêmica. Medem entre 76 e 86 cm, chegam a viver até 80 anos, muitas pessoas a adquirem como animais de estimação pela capacidade que têm de aprender até 30 palavras.

Esta ave nativa do pantanal do Brasil consome frutas, nozes de palma e vegetação, se se quisesse ter um desses exemplares em casa a dieta deveria seguir esses mesmos nutrientes, assim como a total atenção de seu proprietário.

A gaiola deste animal de estimação de plumagem exótica que não pode viver sozinho, deve ser tão amplo quanto o tamanho da abertura de suas asas e construído de aço inoxidável, pelo poder destrutivo de seu bico.

Macaco cappuccino

Existem várias espécies na floresta amazônica, mas o macaco cappuccino é um dos que mais captam a atenção para ser gala como animal de estimação exótico. São treinados para fazer parte da família que o acolhe. E chegam até 40 anos de vida.

Em seu habitad eles se alimentam de frutas, insetos, pássaros pequenos, mas apesar de serem ilegais em alguns estados, como animais de estimação é habitual vê-los em muitas famílias usando fralda e alimentando-se em mamadeira como verdadeiros bebês.

Coati

animais de estimação

O coatimundi como é conhecido é o Grande Guaxinim do Brasil, é herbívoro, chegam a pesar mais de 15 libras de crescimento e aparentemente este animalzinho exótico de morro alongado também é atraente como animal de estimação.

Alguns animais violentos são muito inquietos e ativos, por isso deve ser levado em consideração ao adotá-lo como animal de estimação. Eles devem ser acolhidos desde cedo.

Seu espaço dentro da casa deve ser largo e ter cordas com objetos para que eles se exercitem como em seu próprio meio. A estimulação física e mental impede que eles fiquem com raiva.

Preguiçoso

Diz-se que a média de vida é de 30 a 40 anos, a mais abundante entre a fauna brasileira é a preguiça de três dedos.

A alimentação da preguiça é geralmente de folhas de árvores da América Central, portanto, se for mantida em cativeiro e não tiver acesso a esses bosques, eles devem consumir a comida semelhante à oferecida pelos zoológicos. Pellets, alface ou dente-de-leão, também são uma opção.

É uma espécie que odeia o cativeiro facilmente se estressam, costumam passar muito tempo nas árvores, por isso fornecer em nossas casas uma temperatura correta, amplitude e umidade são fundamentais para a sua convivência.

Conclusões

Para possuir um animal de estimação exótico deve-se ter em mente que muitas são espécies ameaçadas e sofrem de contrabando, sendo afastadas de suas famílias desde muito pequenas. Documentos legais garantem que você estará comprando um animal criado em cativeiro.

Por isso, ao tê-las em casa devemos assegurar-lhes conforto e dedicação, após a Pesquisa Prévia que deve ser feita para informar-se das condições de vida desses animais exóticos que aqui neste post, não estão todos, no Brasil há muitos e sempre serão mais felizes em seu meio natural.

Márcia Pereira
Editora Chefe, amante dos animais e uma fiel protetora deles
Latest news
Related news
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here